-

 

Lista de Informes - atras

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLAGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRICOLA



RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
GESTÃO DE RISCOS A DESASTRES ENSO NA AMÉRICA LATINA



Elaboração do projeto de tese Gestão de riscos a desastres ENSO no semi-árido paraibano: uma análise comparativa.

Objetivo Geral: Aumentar e difundir novos conhecimentos científicos e informações sobre os padrões causas e a gestão de riscos a desastre ENSO no semi-árido paraibano para facilitar a aplicação dos prognósticos ENSO, alerta antecipado, aumentar a relevância, efetividade e eficiência das políticas estaduais, planos e programas de gestão de riscos a desastres ENSO e maximizar o uso das capacidades de pesquisa, trabalho em rede difusão e capacitação existente na região.

Objetivos específicos:

  1. Desenvolver uma rede Regional em gestão de riscos a desastres ENSO no Semi-árido paraibano, maximizando o uso das capacidades e mecanismos da REDE.
  2. Produzir informações Científicas novas sobre a evolução das ameaças, vulnerabilidades e padrões de riscos associados aos riscos a desastre ENSO na Paraíba, sobre os processos sociais e econômicos, territoriais e políticas que estão na base desses riscos e sobre a relevância, efetividade e eficiiência dos sistemas organizacionais, estruturas e enfoques da gestão de riscos a desastres ENSO na Paraíba.
  3. Influenciar a formulação de política e a tomada de decisões na gestão de riscos a desastres ENSO nos ambientes regionais, mediante sistemas interativos que maximizem a difusão de informações sobre os riscos a desastres ENSO e a gestão deles.
  4. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades técnicas, profissionais e de pesquisa para a gestão de riscos a desastres ENSO, no Estado, pelo desenvolvimento de materiaisde capacitação e educação e a articulação deles com o programa de capacitação e educação em curso na região.
  5. Avaliar o efeito temporal dos eventos ENSO no semi-árido paraibano, utilizando imagens de satélite LANDSAT elaborando a partir do tratamento digital destas imagens mapas de áreas afetadas ou áreas de riscos a desastres ENSO no semi-árido paraibano.
  6. Fazer um inventário completo da região utilizando o software Desinventar do programa La Red.

Com base nestes objetivos gerais e específicos está sendo elaborado um projeto para apresentação no colegiado do Doutorado em Recursos Naturais do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.
Tal projeto está sendo elaborado sob a supervisão do prof. orientador Marx Prestes Barbosa.
RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Primeira etapa:

1. Levantamento da área de estudo:

Será feito o estudo relacionado diretamente com a divisão edafo-climática do Estado, em duas regiões importantes : Zona do Cariri-Curimataú (Zona central do Estado), que pode ser considerada a mais pobre do Estado, e que mais sofre com os efeitos ENSO; a Zona sertaneja (Zona centro-oeste), que também apresenta um índice grande de pobreza e miséria, porém encontra-se em segundo lugar no desenvolvimento sócio-econômico do estado. Dessa maneira, as zonas Sertaneja e Cariri Curimataú foram escolhidas para este esdudo e dentro destas duas zonas foram eleitas as seguintes áreas:

" Na região do Cariri-Curimataú : Na sub-região do Curimataú , foi selecionada parte da zona denominada de Seridó Oriental Paraibano, incluindo os municípios de Picuí e Frei Martinho. Na sub-região do Cariri foi selecionada a bacia do Alto Rio Sucuru, que engloba o município de Sumé.

2. Levantamento do Quadro Natural da área estudada:

    • Clima
    • Vegetação
    • Solos
    • Recursos Hídricos
    • Degradaçao Ambiental


3. Levantamentos dos Aspectos Sócios-Econômicos

4. Revisão de Literatura sobre:

    • O fenômeno El Niño
    • Desertificação
    • Sensoriamento Remoto e SIG



Segunda etapa:

Levantamento de dados referentes a:

    • Precipitaçao pluviométrica das áreas em estudo (série de trinta anos)
    • Informacões específicas sobre seca e desastres ocorridos nas áreas em estudo através de pesquisas nos jornais regionais a partir de 1971.
    • Visitas a alguns municípios em estudo
    • Visitas ao IBGE para coleta de informações ( principais culturas, pecuária e migração)


Principal
Ultima actualización:
Dic/21/2006
Contáctenos !
IAI - LARED 2003